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Como montar um plano de negócios para empreender, mesmo sendo CLT.

  Erick Abe

Você tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar? Você tem medo de largar o seu emprego e se arriscar em um negócio próprio? Você quer ter mais liberdade, autonomia e renda, mas não tem tempo nem dinheiro para investir?

Se você se identifica com essas questões, saiba que você não está sozinho(a).

Muitas pessoas têm o desejo de empreender, mas enfrentam diversos obstáculos e desafios para realizar esse sonho. Porém, isso não significa que você deve desistir ou adiar os seus planos. Você pode começar a empreender agora mesmo, mesmo sendo CLT, e construir o seu futuro com mais segurança e confiança.

Neste artigo, você vai aprender como montar um plano de negócios para empreender, mesmo sendo CLT. Você vai descobrir o que é um plano de negócios, qual a sua importância, quais os passos para elaborar um, e quais as vantagens de empreender enquanto trabalha. Além disso, você vai conhecer algumas dicas e ferramentas para facilitar o seu processo de planejamento e execução. Vamos lá?

Apresentação de Plano de Negócio
Apresentação de Plano de Negócio

“Sempre que você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa”.

Peter Drucker, educador e consultor em gestão.

O que é um plano de negócios e qual a sua importância?

 

Um plano de negócios é um documento que descreve, de forma detalhada, o seu projeto de empreendimento. Ele contém informações sobre o seu produto ou serviço, o seu mercado, o seu público-alvo, o seu modelo de negócio, o seu plano financeiro, o seu plano de marketing, o seu plano operacional, o seu plano estratégico, e os seus objetivos e metas.

 

O plano de negócios é importante porque ele ajuda você a:

 

- Validar a sua ideia de negócio, testando a sua viabilidade e o seu potencial de sucesso.

- Conhecer melhor o seu mercado, o seu público-alvo, os seus concorrentes, as suas oportunidades e as suas ameaças.

- Definir o seu modelo de negócio, ou seja, como você vai gerar valor para os seus clientes e como você vai gerar receita para o seu negócio.

- Estimar os seus custos, as suas receitas, o seu lucro, o seu ponto de equilíbrio, e o seu retorno sobre o investimento.

- Estabelecer o seu plano de marketing, ou seja, como você vai divulgar o seu produto ou serviço, como você vai atrair, converter, reter e fidelizar os seus clientes, e como você vai se diferenciar dos seus concorrentes.

- Organizar o seu plano operacional, ou seja, como você vai produzir, entregar, e prestar suporte ao seu produto ou serviço, quais os recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros que você vai precisar, e quais os processos e as atividades que você vai realizar.

- Traçar o seu plano estratégico, ou seja, qual é a sua visão, a sua missão, os seus valores, os seus objetivos e as suas metas, e quais as estratégias e as ações que você vai implementar para alcançá-los.

- Comunicar o seu negócio, tanto internamente, para os seus sócios, colaboradores, fornecedores e parceiros, quanto externamente, para os seus clientes, investidores, bancos e instituições de apoio.

Crédito: Imagem OpenAI Sora

Jornada Empreendedora
Jornada Empreendedora

“O fundamental é manter sempre a mesma obsessão em alcançar o sucesso. Ter sucesso não é apenas ter dinheiro, mas sim saber que uma ideia que parece impossível pode vir a ser uma empresa que irá quebrar paradigmas”.

Romero Rodrigues, fundador e ex-diretor executivo do Buscapé

Quais os passos para elaborar um plano de negócios?

 

Defina o seu produto ou serviço: o que você vai oferecer, qual é o seu diferencial, qual é o seu valor agregado, qual é o seu segmento, qual é o seu nicho, qual é o seu mercado potencial, qual é o seu ciclo de vida, quais são as suas vantagens e desvantagens, quais são os seus riscos e oportunidades, quais são as suas barreiras de entrada e saída, quais são as suas regulamentações e normas técnicas, quais são as suas patentes e licenças, etc.

Defina o seu público-alvo: quem são os seus clientes, qual é o perfil, a idade, o gênero, a localização, os interesses e as dores do seu leitor ideal, qual é o seu comportamento de compra, qual é o seu poder de compra, qual é o seu grau de fidelidade, qual é o seu nível de satisfação, qual é o seu nível de exigência, quais são as suas necessidades e expectativas, quais são os seus benefícios e problemas, quais são os seus critérios de escolha, quais são os seus canais de comunicação, etc.

Defina o seu modelo de negócio: como você vai gerar valor para os seus clientes e como você vai gerar receita para o seu negócio. Você pode usar ferramentas como o Canvas, que é um quadro que resume os principais elementos do seu modelo de negócio, como: proposta de valor, segmento de clientes, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos.

Defina o seu plano financeiro: como você vai estimar os seus custos, as suas receitas, o seu lucro, o seu ponto de equilíbrio, e o seu retorno sobre o investimento. Você pode usar ferramentas como o fluxo de caixa, que é um relatório que mostra as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio em um determinado período, o balanço patrimonial, que é um relatório que mostra os seus ativos, passivos e patrimônio líquido em uma determinada data, e a demonstração de resultados, que é um relatório que mostra as suas receitas, despesas e resultados em um determinado período.

Defina o seu plano de marketing: como você vai divulgar o seu produto ou serviço, como você vai atrair, converter, reter e fidelizar os seus clientes, e como você vai se diferenciar dos seus concorrentes.

Você pode usar ferramentas como as 4 Ps do marketing, que são: produto, preço, praça e promoção, ou as 4 Cs do marketing, que são: cliente, custo, conveniência e comunicação. Você também pode usar ferramentas como a análise SWOT, que é uma matriz que mostra as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e a matriz BCG, que é uma matriz que mostra o seu portfólio de produtos ou serviços, classificando-os em estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e abacaxis.

Defina o seu plano operacional: como você vai produzir, entregar, e prestar suporte ao seu produto ou serviço, quais os recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros que você vai precisar, e quais os processos e as atividades que você vai realizar. Você pode usar ferramentas como o organograma, que é um gráfico que mostra a estrutura organizacional do seu negócio, o fluxograma, que é um gráfico que mostra o fluxo de trabalho do seu negócio, e o cronograma, que é um gráfico que mostra o tempo de execução das suas tarefas.

Defina o seu plano estratégico: qual é a sua visão, a sua missão, os seus valores, os seus objetivos e as suas metas, e quais as estratégias e as ações que você vai implementar para alcançá-los. Você pode usar ferramentas como a matriz SMART, que é uma matriz que ajuda você a definir objetivos e metas específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, e o plano de ação 5W2H, que é um plano que ajuda você a definir as ações que você vai realizar, respondendo às perguntas: o que, quem, quando, onde, porquê, como e quanto.

 

Quais as vantagens de empreender enquanto trabalha?

 

Empreender enquanto trabalha pode trazer várias vantagens, como:

 

Reduzir os riscos: você pode testar o seu negócio sem abrir mão da sua fonte de renda fixa, o que te dá mais segurança e tranquilidade para enfrentar os desafios e as incertezas do mercado.

Aumentar o capital: você pode usar parte do seu salário para investir no seu negócio, o que te permite ter mais recursos para crescer e se desenvolver.

Ampliar o conhecimento: você pode aproveitar a sua experiência profissional para adquirir novas habilidades, competências e contatos, que podem ser úteis para o seu negócio.

Desenvolver o mindset: você pode desenvolver uma mentalidade empreendedora, que te ajuda a ter mais visão, criatividade, inovação, resiliência, persistência e motivação.

 

Algumas dicas e ferramentas para facilitar o seu processo de planejamento e execução

 

Para facilitar o seu processo de planejamento e execução do seu plano de negócios, você pode seguir algumas dicas e usar algumas ferramentas, como:

 

Faça uma pesquisa de mercado: antes de começar o seu plano de negócios, faça uma pesquisa de mercado para validar a sua ideia, conhecer o seu público-alvo, analisar os seus concorrentes, identificar as suas oportunidades e ameaças, e definir o seu posicionamento. Você pode usar ferramentas como o Google Trends, o Google Keyword Planner, o Google Analytics, o Facebook Insights, o Instagram Insights, o SurveyMonkey, o Typeform, etc.

Use modelos prontos: para facilitar a elaboração do seu plano de negócios, você pode usar modelos prontos, que já contêm as principais seções e perguntas que você deve responder. Você pode encontrar modelos gratuitos na internet, ou usar ferramentas como o Bizplan, o Liveplan, o Sebrae Canvas, o Business Model Canvas, etc.

Simplifique o seu plano: para tornar o seu plano de negócios mais claro, objetivo e eficiente, você pode simplificar o seu plano, eliminando as informações desnecessárias, redundantes ou irrelevantes, e focando nas informações essenciais, que realmente fazem a diferença para o seu negócio. Você pode usar ferramentas como o Lean Canvas, o One Page Business Plan, o Pitch Deck, etc.

Revise o seu plano: depois de terminar o seu plano de negócios, revise o seu plano, verificando se ele está coerente, consistente, completo e atualizado. Você pode pedir a opinião de outras pessoas, como sócios, colaboradores, clientes, mentores, consultores, etc. Você também pode usar ferramentas como o Grammarly, o Hemingway, o Copyscape, etc.

Acompanhe o seu plano: depois de colocar o seu plano de negócios em prática, acompanhe o seu plano, monitorando os seus resultados, avaliando o seu desempenho, e fazendo os ajustes necessários. Você pode usar ferramentas como o Google Data Studio, o Google Sheets, o Excel, o Power BI, o Tableau, etc.

 

Conclusão

 

Empreender, mesmo sendo CLT, é possível e vantajoso, desde que você tenha um bom plano de negócios. Um plano de negócios é um documento que descreve o seu projeto de empreendimento, e que te ajuda a validar a sua ideia, conhecer o seu mercado, definir o seu modelo de negócio, estimar o seu plano financeiro, estabelecer o seu plano de marketing, organizar o seu plano operacional, e traçar o seu plano estratégico.

Para elaborar um plano de negócios, você pode seguir os passos de definir o seu produto ou serviço, o seu público-alvo, o seu modelo de negócio, o seu plano financeiro, o seu plano de marketing, o seu plano operacional, e o seu plano estratégico. Para facilitar o seu processo de planejamento e execução, você pode seguir as dicas de fazer uma pesquisa de mercado, usar modelos prontos, simplificar o seu plano, revisar o seu plano, e acompanhar o seu plano. Você também pode usar as ferramentas que sugerimos neste artigo, ou outras que você preferir.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, e que você consiga realizar o seu sonho de empreender, mesmo sendo CLT. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos, e deixe o seu comentário. Se você quer saber mais sobre como empreender, mesmo sendo CLT, ou sobre como alavancar o seu negócio, entre em contato conosco.

 

A AE Agência, além de agência full service, também atua como consultoria de marketing especializada em vendas online, e podemos te ajudar a alcançar os seus objetivos.

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